sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Vida Real - Eu Li "O Mundo Assombrado Pelos Demônios"

Depois de vários meses lendo e refletindo (e lendo alguns outros livros no meio do caminho), finalmente terminei de ler "O Mundo Assombrado Pelos Demônios: A Ciência Vista Como Uma Vela no Escuro", escrito pelo brilhante cientista Carl Sagan.

(Essa é a capa original, de 1997. Roubei a foto daqui)

A edição que eu tenho é da Companhia de Bolso e, como fiquei com preguiça de fotografar, decidi usar as fotos do Arnaldo dormindo com o livro pra ilustrar o post, rs.
O livro fala sobre a importância do ceticismo e da admiração para que consigamos nos livrar das armadilhas da pseudociência. Adorei a maneira bem-humorada que ele tem ao abordar os mais diversos assuntos e o cuidado que tem ao entrar na parte científica, tornando tudo compreensível até para leigos como eu. Não é um livro suuuuper fácil, mas dá pra entender direitinho sem desespero nem ajuda dos universitários. =D


Sei que parece bobo, mas esse livro realmente mudou minha vida, pois me ensinou a questionar as ideias que me vendem, ao mesmo tempo que mostrou como a humildade e a empatia são importantes para que consigamos encontrar o equilíbrio entre o ceticismo e a admiração.
Dá gosto de ver a maneira como ele argumenta através de fatos históricos, como cada crítica tem um embasamento muito aprofundado e nada está ali por acaso. Apesar de não dar pra resumir tanta coisa em um post só, posso adiantar que ele fala sobre ciência (óbvio!), misticismo, religião, psicanálise, política, analfabetismo científico e muitas outras coisas que me fizeram refletir sobre meses, como já citei no início do post.
Mais do que recomendado, esse livro deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas!


Porque a ciência é muito legal, eu juro! ♥

2 comentários:

  1. Concordo completamente com o que tu achas, esse livro é ótimo, tanto que já encomendei para ter um só para mim. E sim, deveria ser obrigatório das escolas, ótimo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Esse livro é daqueles que ficam pra vida toda!

      Excluir

A sua opinião é muito importante! :)

2013 © Todos os direitos reservados - Layout desenvolvido por Alexandre Costa